Como surgem os cabelos brancos?

Não é de hoje que sabemos que o envelhecimento da pele é um processo natural e que ocorre com qualquer ser humano. O surgimento de rugas e linhas de expressão está relacionado à perda de colágeno que acontece gradativamente ao longo da passagem cronológica. Ou seja, após a faixa etária dos 30, começamos a perder 1% das fibras de colágeno e elastinas, sendo que estas são responsáveis por proporcionar firmeza e elasticidade na pele.

Mas uma questão que nem todos sabem responder é em relação ao surgimento de fios brancos. Por qual razão eles aparecem? A resposta para essa pergunta é simples, com o tempo a produção de melanina – uma substância que confere coloração à pele, aos olhos, unhas, pelos e aos cabelos – começa a entrar em queda.

Essa substância é produzida por células específicas do corpo, denominadas melanócitos. Porém, conforme a pessoa começa a envelhecer, a capacidade de produção da melanina reduz até determinado estágio em que ela cessa totalmente, fazendo com que todos os cabelos da cabeça fiquem brancos por completos. Vale ressaltar que a disposição da melanina é determinada por fatores genéticos, por isso algumas pessoas ficam grisalhas mais precocemente do que outras.

Outros fatores

O estresse em excesso pode desencadear problemas com o embranquecimento dos fios de forma mais precoce. Isso ocorre porque durante os picos de nervosismo, algumas substâncias químicas são liberadas pelo organismo e provocam alterações no comportamento das células. Além disso, o estresse agrava em mudanças hormonais que aceleram o processo, pois encurtam a atividade da melanina.

É importante salientar que não é indicada a retirada dos fios brancos já que pode provocar uma calvície de tração que é quando o cabelo é retirado à força, fazendo com que não cresça novos fios no local, pois a estrutura que fica embaixo da pele fica danificada. Diante disso, o cabelo nasce mais fino e irregular ou, em alguns casos, não cresce mais.

De modo geral, os fios embranquecidos começam a surgir por volta dos 40 anos nos ocidentais. Já os orientais e os negros têm cabelos brancos em um período mais tardio, que é na faixa dos 60 anos. Todavia, não existe uma forma de evitar o aparecimento de fios brancos já que se trata de um processo natural do organismo.

Já está com a cabeça repleta de fios brancos? Conte para nós quando eles começaram a surgir em você deixando um comentário abaixo!

Fonte: A Terceira Idade